sábado, 5 de junho de 2010

Theatro Municipal

O nosso Theatro Municipal está um esplendor de beleza!
100 anos de história e grandeza de patrimônio!
Espaço cultural do povo brasileiro e meu desde a juventude!

Parabéns a todos os operários e equipe operacional que propiciou a realização da restauração e revitalização de uma das mais preciosas construções arquitetônicas da cidade do Rio de Janeiro, e mesmo do Brasil.
A mais requintada sala de espetáculos do país.
Que prazer para os olhos contemplar as pinturas de Eliseu Visconti!
As obras dos irmãos Henrique e Rodolpho Bernardelli!
O foyer, o piso, o ouro, os capitéis em massa –carrara, os lustres!

A música, a ópera, a comédia, o balé, a poesia!
Aguardo momentos de espetáculos de expressão da poesia!

___
Faltava-te este Palácio, cidade amada!
No teu renascimento esplêndido faltava
esta afirmação de teu gênio artístico!
E eu abençôo a sorte benévola que me
reserva a aventura de ter sido o escolhido
para entregar ao teu gozo e ao teu carinho
esta Casa que é uma das mais belas jóias
de tua coroa de rainha!

Olavo Bilac – 14 de julho de 1909.

___
Ontem fui assistir a ópera Il Trovatore de G. Verdi. Orquestra Sinfônica e Coro do Theatro Municipal. Grande espetáculo!
Pena que as legendas eram muito "pequeninas" escondiam o cenário e o elenco.

Iniciei esta minha temporada no Theatro, dia 2 de junho, com F. Chopin. Orquestra Petrobras Sinfônica. Concerto n. 2 para piano, vislumbrada com as mãos do imortal Nelson Freire!
_____________________________________________

Nenhum comentário: