domingo, 25 de julho de 2010

Bonganvilea




Bonganvilea - PrimaveraNomes populares: Primavera, bonganvílea, três-marias. Família: Nyctaginaceae

Passeio em Teresópolis !
Bonganvilea - esta belíssima planta brasileira é cultivada normalmente para ornamentar arcos de entrada das casas, sítios, sendo conduzida como uma trepadeira. É escolhida por ser bastante conhecida, por ser abundantemente florida na primavera e no outono, assim como por ter uma história curiosa sobre a sua descoberta, pelo nome que recebeu. Os nomes das plantas geralmente são atribuídos a quem as descobriu, pode ser também para lembrar aspectos da morfologia ou da distribuição geográfica das espécies.
Louis Antoine de Bougainville foi quem primeiro a coletou, almirante francês, que navegou em volta do mundo entre 1767 e 1769. A história conta que ele era um pirata francês, segundo a lenda, e teria se encantado com esta graciosa planta das serras do estado do Rio de Janeiro. Coletou alguns exemplares e as levou para a Europa. Ofertando-as ao Rei Luís XIV. Desta forma acabou sendo difundidas pelo cultivo por todo mundo. No Museu de Paris encontra amostras destas plantas ali depositadas como a primeira referência formal a esta planta do Brasil. Bonganville foi homenageado pela descoberta e seu nome latinizado:
bouganville.De todas as trepadeiras é sem dúvida uma das mais cultivadas nos jardins tropicais do mundo inteiro e nos países frios, em pequenos vasos. Na natureza ela pode ser encontrada como uma árvore de grande porte.

--- postagem. martha pires ferreira
_______________________________

Nenhum comentário: