sábado, 30 de março de 2013

Feliz Páscoa!


Feliz Páscoa repleta de beleza e significado simbólico!
“Purifiquemos nossos sentidos e contemplaremos com a luz inacessível da Ressurreição de Cristo resplandecente”- João Damasceno (+749)




Lava-pés – quinta-feira Santa.
O Bispo de Roma, Papa Francisco, lavando os pés de 12 infratores - 10 rapazes e 2 moças – muçulmana e católica. Gesto de grandeza e dignidade. 
Exemplo para a cristandade; curvar-se aos excluídos  aos que vivem à margem.

Morte e Ressurreição. Ícone russo, século XV, 89x56 cms.
O Ícone põe em destaque a Ressurreição corpórea do Redentor da Humanidade.
No alto em inscrição eslava, letras vermelhas: Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O centro está ocupado pelo Salvador em um círculo (símbolo da divindade) escuro que clareia em direção ao contorno exterior. Jesus Cristo está segurando, com a mão esquerda, uma Cruz, sinal da vitória sobre a morte e com a direita liberta Adão do reino dos mortos, simbolizando toda a humanidade. Atrás de Adão estão Davi e Salomão, João Batista e Daniel, o profeta. Vemos ao lado esquerdo de Cristo ressuscitado, Eva, com as mãos entre as vestes, à espera de sua vez de ser libertada. Atrás vemos outros justos do Antigo Testamento.
Cristo está de túnica branca, a cor observada pelos evangelistas na Transfiguração, e a luz que o envolve e com o fundo dourado simboliza  a glória divina.
Abaixo dos pés de Cristo, encontramos pregos, cadeados, chaves e portas que foram forçadas e abertas. Mostram a vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte.

O ofício matinal do Sábado Santo, o dia do silêncio e da espera, diz: “O Senhor veio à Terra para salvar Adão, foi crucificado, morto e sepultado e desceu aos infernos, em busca dele”.
Fontes: Meditações sobre os Ícones Thomas Kala. Paulus, 1995. / Novgorod, Le Musee, Russia s/d. / Iconos – Festividades Bizantinas, Gaetano Passarelli, Ed. Libsa, 1999.

Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé compraram aromas para ir embalsamar  Jesus. Encontraram o túmulo vazio... viram um jovem sentado, com manto branco que disse: "Não temais; buscai a Jesus Nazareno (que foi) crucificado? Ressuscitou, não está aqui...".

Nenhum comentário: