domingo, 8 de novembro de 2015

Retiro com Frei Brian J. Pierce, OP - 2015

     
            Passei dois dias recolhida ouvindo a sabedoria de um dominicano; Frei Brian J. Pierce, OP. Pessoa profunda, viajada, vivida, leve, alegre e de visão universal. Para meu espanto fala espanhol fluente. Veio dos EUA para nos falar sobre “O sacramento do momento presente” – abordagem; Jesus de Nazaré, Mestre Eckhart, OP e Thich Nhat Hanh - Thay.
           Organização: Círculo Gregório de Nissa na Casa de Retiros Pe. Anchieta (local de recolhimento dos padres jesuítas). Chovia cátaros e soubemos tirar proveito pleno. Meditação silenciosa; sentada e andando. Respiração pausada, consciente. Tempo de confraternização.
Algumas preciosas reflexões de Frei Brian:
"Aqui estou /momento presente"..." nascemos do Amor, vivemos no Amor, vivemos no ventre no Universo". " A vida contemplativa é como respirar". "Deus é, nos ama, ponto". "Viver conscientemente cada instante". " O rio flui, deixar o rio fluir". "Os grandes místicos não fazem nada - observar, contemplar esta obra interior". "Grande intuição de Dom Ramon: de mãos abertas esperar em silêncio". "Não interferir no processo interior, caminho apofático"."Encontro com o mistério de Amor sendo presente". " Contemplar o jardim interior, não somos tão importantes". " A vida é acessível apenas no momento presente". "O momento presente é o único momento que existe".











São Gregório Magno:
"A verdadeira contemplação é descansar em Deus, com Deus, impregnado do Amor, intuição pura.
Mestre Eckhart:
“A realização mais nobre desta vida é calar-se e deixar que Deus aja e fale dentro de nós... Para que Jesus possa falar dentro da alma é preciso que ela esteja só e silenciosa”.  
“O reino de Deus está dentro de vós”, disse Jesus.
“Sentarei em silêncio e escutarei a voz de Deus dentro de mim. Nada se parece tanto com Deus como o silêncio”.
Thich Nhat Hanh – Thay:
“A vida existe apenas no momento presente. Se você estiver distraído, se sua mente não estiver com seu corpo, você perderá seu encontro com a vida... estar em estado de Plena Atenção significa estar presente, vivo, alerta naquele momento... É a capacidade de viver com profundidade todos os momentos de sua vida diária”.
Mateus 1,35:
“De madrugada, quando ainda estava muito escuro, Jesus levantou-se, saiu e foi a um lugar solitário, onde se pôs a orar”.
Willigis Jäger, OSB:
“A pessoa mística olha dentro se seu próprio ser experimentando a Deus de maneira imediata e profunda”.
Etty Hillesum (judia mística assassinada em campo nazista):
“Em algum lugar dentro de mim o jasmim continua a florir imperturbável, com tanta profusão e delicadamente como sempre fez. E ele difunde seu perfume pela casa onde habitas, ó Deus. Podes ver que procuro por Vós. Trago-vos não somente minhas lágrimas... Trago-vos também jasmim perfumado. E trarei para Vós todas as flores que encontrar pelo caminho... Mesmo que esteja trancafiada numa cela estreita, se uma nuvem passar por minha pequena janela gradeada eu lhe trarei essa nuvem, ó Deus, enquanto tiver forças para isso”.
 
Thomas Merton (oração):
         “Senhor, meu Deus, não sei para onde vou. Não vejo o caminho diante de mim. Não posso saber com certeza onde terminará. Nem sequer, em realidade, me conheço, e o fato de pensar que estou seguindo a Tua vontade não significa que, em verdade, o esteja fazendo. Mas creio que o desejo de Te agradar te agrada realmente. E espero ter esse desejo em tudo que faço. Espero que jamais farei algo de contrário a esse desejo. E sei que, se assim fizer, Tu me hás de conduzir pelo caminho certo, embora eu nada saiba a esse respeito. Portanto, sempre hei de confiar em Ti, ainda que me pareça estar perdido e nas sombras da morte. Não hei de temer, pois estás comigo e nunca me abandonarás, para que eu enfrente só os perigos que me cercam”. 
 [Na Liberdade da Solidão / Ed. Vozes, 1961 – pág 75. Tradução: religiosas da Companhia da Virgem, OSB, Petrópolis, RJ] Procurar adição atual.

Nenhum comentário: