domingo, 17 de setembro de 2017

Flores do Bem - desenhar é um ato de liberdade




Depois de minha caminhada, hoje, ao Sol, ousei trabalhar na Flor exótica-noturna, 2017, com o risco de sair tudo errado. Precisava dar mais vida e luz à flor. Criei nova flor avermelhada no ramo.
Os brotinhos da flor, simbolicamente, representam a esperança na nova geração surgindo com as crianças e os jovens! A criação florindo no século XXI.
O ápice da planta é a folhagem, a flor ou o fruto. Retomei minha sina de desenhar flores por estímulo de preciosos amigos e amigas.
Desta vez, profundamente, reflexiva nessa travessia dura e perigosa em que todos nós terráqueos estamos vivendo. Não estamos na Barca de Noé, mas na Terra Mãe Natureza, chão real, impermanente.  Tudo passa impreterivelmente sobre nossos olhos e sentidos.
Desenhar é uma compensação diante dos absurdos do mundo externo, tão mal resolvidos na sociedade, no bem comum. É esperança e serenidade interna.
Todo ser humano é potencialmente artistas, em maior ou menor grau; basta tentar, arriscar-se ao exercício criador sem medo, sem ideias pré-concebidas. Deixar a imaginação agir, o inconsciente se expressar livremente.
Como um bom estilista, o tempo se encarrega da qualidade, da mestria e da expressão própria.
Ninguém começa sabendo, é o fazer contínuo que se revela. Basta começar. Bom papel é bom. Lápis 4b, 5b, canetinha nanquim, 0.4 para se deixar expressar em imagem; concreta ou abstrata. Não importa se houve frustração, o belo é ter arriscado. Sempre pensei assim.
Sou auto didata. O ato de desenhar requer persistência e concentração. Certa paixão.
Não uso o lápis, ouso o imagístico direto. Só a prática nos permite ousar o traço, ponto, linhas diretamente sobre a superfície.
Aquarela é mais difícil, mas pode-se tentar. Sou desenhista, não aquarelista. A aquarela é apenas a fala sutil da cor, sem pretensões. O que me importa é “tornar visível o invisível, usando o mínimo de meios” como dizia o inigualável Paul Klee.
--postagem martha pires ferreira.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: