domingo, 17 de setembro de 2017

Os Astros sinalizam – ciclos celestes

Ptolomeu, Copérnico e Galileu
Três gênios que sabiam das coisas celestes e seus recados terrestres,
sem dicotomia entre o Céu e a Terra - Unus Mundus.
Os Astros tem sua escrita para a humanidade – ciclos celestes
        Acompanhar o movimento cíclico dos Astros era natural na Antiguidade até fins da Renascença, até início do séc. XVIII.
        A racionalidade passou a imperar, pouco a pouco, nesses últimos 500 anos. Tivemos avanços industriais, científicos e tecnológicos, mas como seres humanos em que avançamos efetivamente depois da Revolução Francesa e das premissas cartesianas dominando o pensamento do Ocidente?
        O que aprendemos, essencialmente, das culturas do Oriente? Nada.
Ficamos atados nos pré-socráticos e gregos como se a História só passou a existir a partir dali. Os persas, asiáticos, hindus, andinos, africanos, não contavam e nem contam, ainda, até hoje. Arrogância ocidental.

        Quais as pontuais conquistas reais para a humanidade como um todo, despossuída, carente de segurança material, formação cultural, valores imprescindíveis a uma vida digna no mundo chamado civilizado? Incontáveis os que vivem à margem, desqualificados, e de certa forma escravizados por uma elite perversa e egocêntrica.
        O desrespeito á mãe natureza aumentou, a ganância material, os prazeres exacerbados e a violência perderam as medidas. O ser humano passou a ser descartável, a ser considerado, apenas, como objeto de mãos a preço baixo.
        A ignorância diante dos ciclos celestes, ciclos da Vida, custará muito caro à compreensão do processo natural de avanço efetivo da Humanidade para níveis mais elevados - Astra inclinant, non necessitant - "Astros inclinam, não determinam".
         Vivemos posições celestes muito semelhantes à da Renascença e bem próximas da Revolução Francesa. E o avanço da tecnologia semelhante a posições celestes há 4.000 anos - aparecimento da escrita/ tablete cuneiforme. Saber mais é ser mais - Unus Mundus,



Nenhum comentário: