terça-feira, 17 de outubro de 2017

Meditação desenhando - Flores do bem

 Meditação desenhando

Procure um espaço na sua casa onde haja ambiente de silêncio. Pode ser até na varanda, terraço ou jardim, se houver. Música que traga tranquilidade é sempre bem vinda. Importante é estar receptiva/o ao exercício simples de desenhar sentindo as mãos livres.
A arte não é privilégio de um pequeno grupo de artistas, nem o dom de uns poucos – verifica-se que todo ser humano é, potencialmente, um criador, um artista, em maior ou menor grau.
 No caso do desenho, atividade plástica, visual, basta material básico: papéis tipo canson ou vergé; lápis grafite 4B, 5B ou 6B ou apenas uma caixinha de lápis de cor. Ainda pode ser um estojinho de aquarela, três pinceis de pelos diferentes, um paninho ou papel para enxugar os pinceis e um pouco de água num ou dois potinhos.
Claro, uma cadeira confortável e mesa onde possa colocar o material artístico. Tudo bem simples.

Com estes recursos básicos é dada a possibilidade de se fazer milagres na criação artística. É só começar sem receios, críticas ou censuras. Deixar a imaginação se expressar livremente; interior conduzindo o exterior, nos orientando sutilmente no processo criativo. Caso queira fazer uma paisagem; contemplar a natureza e criar sem pensar, deixar fluir com tranquilidade o que a natureza está nos mostrando. Sendo o abstrato, geométrico ou figurativo o que importa é dar expressão ao imaginário, ao mundo das ideias.
Círculos, 1999 - caneta nanquim.
zoologia fantástica, bico de pena, 1979.

Nenhum comentário: