sexta-feira, 16 de março de 2018

Sócrates - Flores da Amizade























( Sócrates - British Museum)
Flores da AMIZADE _ (texto escrito dia 14/03/2018, pela manhã – sobre a morte de Sócrates).
Esta semana estive com SÓCRATES. Não conseguiram calar Sócrates (Alópece - morte, 399 a. C.). Sócrates vive, e eu converso com ele. Escolheu a morte por ter sido contra as ideias dos atenienses e por ser visto como pessoa que corrompia a mente dos jovens. Tido como perigoso. Preferiu viver entre os bons que entre os maus.
Não o encontrei abatido nem preocupado com sua própria morte. Tranquilo me afirmou que ser infiel a si próprio, realmente, isto sim, seria a morte. Seguir sua trajetória com altivez foi sua escolha, e, a morte entrada para a eternidade, para a verdadeira vida. Um poder mágico que nos desvincula deste mundo de simulacros e alcançamos a liberdade; quando nos libertamos na realidade. Portas para a esperança do eterno.
Contemplação do eterno como deleite que sacia a inteligência, a alma, a natureza intuitiva. Sócrates, meu amigo desde meus 20 anos. Ele vivenciou a comunhão com a eternidade. Sim é fato.
( diálogo Sócrates com Teodote - Xenofontes)
E quem foi, essencialmente, Sócrates? Uma Pessoa inteira.
Dizer que foi isto ou aquilo é pouco ou nada. Traços podem ser ditos deste homem que viveu em sua autenticidade; exemplo de humanidade. Basta em sua biografia dizer que Sócrates foi uma pessoa, sim uma Pessoa; verdadeiro ser humano. As pessoas não morrem, permanecem vivas.
 Metropolitan Museum of Art - J. L. David. 1787.
postagem - martha pires ferreira
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Nenhum comentário: