segunda-feira, 23 de abril de 2018

São Jorge revestido de glória !


 São Jorge revestido de glória!

Viva São Jorge !! Hoje, 23 de abril. Festas em sua homenagem em vários pontos da cidade: Majestosa Festa de Quintino, Campo de Santana – São Gonçalo e São Jorge, Largo do Bodegão-Santa Cruz, Rio das Pedras, São Pedro do Mar e nem sei mais onde!

Cerimonias religiosas, feijoadas e show!
Admiro em muito as Festas populares, por esta razão Homenageio São Jorge com alegria, em apoio ao povo devoto!




        Kandinsky - exposição CCBB - RJ
Imagem de São Jorge tendo salvado a Dama – simbolicamente representa a luta com das forças instintivas primárias e o encontro dos opostos.

 São Jorge – o Santo Guerreiro 
            Viva São Jorge, guerreiro de cada dia! (matéria abaixo data de 23//04/2013).
          Extensas informações sobre São Jorge na internet, Wikipédia e mais inúmeras fontes; lendas, histórias de santos.  Originário da Turquia, Capadócia - nas paredes da Igreja de Santa Catarina, nichos que são usados para túmulo, possuem afrescos, imagens iconográficas de santos, entre eles, São Jorge.
------------------                                      
          São Jorge, o Santo Guerreiro, é venerado tanto na Igreja Romana, quanto na Ortodoxa, na Anglicana e no sincretismo Afro, sendo como orixá, Ogum. Santo padroeiro em várias partes do mundo, incluindo extraoficialmente a cidade do Rio de Janeiro. É o padroeiro da cavalaria do Exército Brasileiro. Consagrado na cultura popular, dia 23 de abril, com milhares de devotos seguidores.
          Guerreiro com armadura montado em fogoso cavalo ele empunha uma lança voltada para a boca e domínio de um terrível dragão, tendo ao fundo uma donzela, representando simbolicamente o aspecto feminino, a Anima, que o inspira. São Jorge representa a batalha tenaz entre o bem e o mal; a força espiritual para vencer as dificuldades de cada dia.
          São Jorge inspirou na música brasileira de Jorge Bem, Fernanda Abreu, Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Moacyr Luz, Aldir Blanc. Romances, novelas, filmes, DVD, bares, cervejarias, botequins. São muitas as homenagens ao grande guerreiro. Este Santo entrou na história popular brasileira, talvez, pela imigração árabe. Está profundamente inserido no imaginário popular como potência capaz de solucionar os mais difíceis problemas. Chama atenção um belo cartaz, na entrada de uma Igreja, onde podemos ler:
          “Salve São Jorge! Entre para rezar e saia para servir”.
          Segundo a lenda São Jorge, nasceu em torno de 275/80 d. C. na Capadócia, Turquia. Com a morte do pai numa batalha, ele ainda menino, foi com a mãe para a Palestina, Lida, onde a família da mãe tinha muitos bens e pode educá-lo da melhor maneira possível. Chegando à adolescência entrou para a carreira das armas, por temperamento, índole. Chegou a ser capitão do exército romano. Com apenas 23 anos exercia na corte imperial, em Nicomédia (Ásia Menos), a função de Tribuno Militar.
          Com a morte da mãe, São Jorge vendo muita crueldade contra os cristãos, parecendo-se e desejoso de alcançar a salvação, distribuiu suas riquezas aos pobres, indo viver na corte do Império romano.
          O imperador Diocleciano havia feito planos para matar todos os cristãos. No dia marcado para o senado confirmar o decreto imperial, Jorge levantou-se no meio da assembleia declarando-se contra aquela decisão, e para espanto de todos afirmou que os romanos deviam se converter ao cristianismo. Todos ficaram atônitos ao ouvirem palavras proferidas por uma pessoa da suprema corte defendendo a fé em Cristo e em nome da Verdade. São Jorge se dizia servo do redentor Jesus Cristo, e Nele confiando para dar testemunho da Verdade.
          O imperador tentou fazê-lo desistir da fé cristã, mas ele manteve-se fiel ao cristianismo. Com isso foi torturado de vários modos. Depois de cada tortura, o imperador lhe perguntava se renegaria a Jesus Cristo. Jorge reafirmava sua fé. Seu martírio ganhou notoriedade perante o povo, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao cristianismo. Diocleciano, não tendo êxito, decidiu no dia 23 de abril de 303, degolá-lo, em Nicomédia.
          Já havia dedicadas a São Jorge, cinco igrejas em Constantinopla, no século V. No Egito, logo após sua morte, construíram-se mais quatro igrejas e trinta conventos dedicados ao santo mártir. Na Armênia, em Bizâncio, na Grécia, São Jorge era inscrito entre os maiores santos da Igreja Católica. Padroeiro de Portugal, Inglaterra e Catalunha. 
 selo comemorativo - Alemanha

séc. XIV - Russia
Viva São Jorge, guerreiro de cada dia!
Martha Pires Ferreira


3 comentários:

elisa disse...

Perfeito o comentário seu ao partilhar frase vista numa das Igrejas:"Entre para Rezar e saia para SERVIR" é bem por aí que entendo o RELIGARE em nossas vidas. OBRIGADA + uma vez e sempre...

Martha Pires Ferreira disse...

Meu abraço Elisa, servir é sempre alegria da Vida ! Até mais, martha

elisa disse...

Opa que feliz sincronia a resposta me chega em plena comemoração de aniversario,que faço durar muito mais que um dia...Como SERVIR o SER e AMAR são de intenso significar pra o dia a dia:OBRIGADA !